ESCOLA SÃO FRANCISCO É DESTAQUE NO JORNAL TERRA DA GENTE

ESCOLA SÃO FRANCISCO É DESTAQUE NO JORNAL TERRA DA GENTE

Like
437
1
quinta-feira, 02 fevereiro 2017
Notícias

A Escola São Francisco de Assis surgiu em 1995 por iniciativa da professora Rosângela Mota, seu filho Francisco de Assis sonhava com uma escola onde tudo tivesse vida, animais, objetos e usando esta ideia, a mesma criou um método de alfabetizar através dessa imaginação, os animais tinham vida e com eles as letras do alfabeto, que formavam sílabas, palavras, frases e textos, e assim aos quatro anos de idade os alunos começavam a ler.
A 1ª turminha da escola era composta por 14 alunos e Assis Filho do casal José Célio e Rosinha fazia parte da mesma, por iniciativa e empenho do desenvolvimento dos alunos a turma foi continuando na escola, daí a necessidade de ampliar o espaço que antes era na casa de Rosângela (tia Rosinha) e registrar a escola dentro dos protocolos da LDB. Após Assis que fazia parte da 1ª turma, surge a 2ª filha do casal Clara que junto com mais 15 crianças formavam a 2ª turma da escola.
Surge os primeiros projetos educacionais da escola pautados dentro de música, do teatro (na contação de história) e projetos sociais de ajuda voluntária para caridade. O destaque era o coral “Os Canarinhos de São Francisco”, e tinha como vocalista Clara junto a seu pai José Célio e o grupo de alunos que compunha as vozes do coral.
O coral trajava uma roupa formal nas cores marrom e bege, cores franciscanas e chamava atenção das pessoas por sua beleza e formalidades. Além do coral destacava-se na escola a Banda Santa Clara composta com crianças de três a sete anos era o xodó da cidade, como até hoje ao desfilarem chamam atenção pela beleza e organização.
Além do acadêmico, voltado ao método construvista – interacional, a escola desenvolve várias ações pedagógicas. Uma outra ação surgida em 1997 foi o grupo de flautas regido na escola pelo maestro Luciano Batista, o coral tinha como maestro José Célio e a Banda Santa Clara também o maestro Luciano Batista.
O 3º filho do casal José Célio e Rosâgela chama-se Vicente de Paulo, pois na escola tem um grupo que faz parte da filosofia Vicentina – para prestar socorro aos mais necessitados – seja em hospitais, abrigos de idosos, presídios e comunidade carente, junto a alguns pais e professores era feito este trabalho duas vezes por mês aos domingos.
Hoje Vicente de Paulo filho do casal, formado no Ensino Médio na Escola São Francisco e já encontra-se terminando o curso de fisioterapia, vem estagiando nestas ações de ajudar e promover o bem-estar das pessoas em abrigos e hospitais de forma voluntária dentro da área fisioterapeutica. São vários frutos que estão despontando no cenário atual dos alunos que passaram por esta escola, e hoje atua com o verdadeiro espírito profissional dentro das áreas escolhidas e com espírito humanístico. Pois a escola não só trabalhava o espírito acadêmico, mas também o lado humano.
Hoje Francisco de Assis – o 1º aluno da escola ESFA é engenheiro Agrônomo. Já cursando o doutorado pela UFPB, grande contemplador da mãe terra e na visão de como preservá-la. Já Clara além de Bióloga, é dentista pela UFPE, com um coração aberto para o próximo. Além disto é hoje professora de ballet da escola e coordenadora dos eventos.
Hoje a escola é composta de 30 funcionários que trabalham com amor a causa nobre que é educar em busca da paz, “paz tão desejada e semeada por Francisco de Assis. Vários projetos e ações educativas norteiam os 200 dias letivos da ESFA, alguns são:
– Marchinhas de carnaval (Bloco da Paz).
– Páscoa Solidária.
– Música e Teatro na descoberta de novos talentos.
– “Vassouras que Educam” projeto ambiental para preservação da limpeza quando são confeccionadas pelos alunos e professores vassouras, lixeiros para conscientizar e selecionar as mais criativas.
– Doe sangue, doe vida com o HEMOPE na escola.
– Vivência das datas comemorativas com registros e reconhecimento.
– Ballet, ginástica rítmica.
– Paz e bem!

CultFm

138 posts | 0 comments

One Comment

  1. Rogério June de Andrade Lima says:

    Parabéns a Escola São Francisco. Uma bela história construída através do idealismo de um jovem casal de professores José Célio e Rosângela provando que o trabalho, a seriedade e a dedicação no que fazem são peças fundamentais para o progresso de qualquer empreendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *